busca

envie um email telefones para contato

11:02 - 16/11/12
Sofás coloridos

Confortáveis e cheios de personalidade, sofás coloridos recebem bem os convidados e são curingas na decoração de qualquer sala. A seguir, veja como eles se encaixam nos ambientes e confira alguns modelos:

Intimismo cênico

A mistura de cores, estampas e materiais desse living de 17 m² é fruto do gosto apurado dos moradores: um casal formado por um artista plástico e uma atriz. Ambos buscavam um projeto inovador e moderno. Para colocar em prática as vontades, o arquiteto Marcos Contrera dosou bem os tons fortes e a decoração singular – tudo sem cair no exagero. “Aliei diferentes colorações e desenhos, graças às combinações de materiais, como a madeira, por exemplo. O foco foi no conforto e na modernidade”, explica o profissional. Como ponto final do projeto, a iluminação deu destaque a algumas peças, ressaltando o ar cênico que é transmitido pela sala.

O sofá florido dá contraste às peças, como o tapete listrado e a cortina – ambos de seda – , além da mesa de centro amarela, feita de madeira com acabamento em laca.

A estante de madeira é composta por nichos que abrigam livros, câmeras fotográficas e outras peças decorativas.

O composé com o manequim colorido e o antigo banco – também de madeira – compõe um cenário retrô.
Projeto: Marcos Contrera; piso: De Stijil; sofá florido: acervo pessoal do proprietário revestido com tecido Tec Dec; banco azul: acervo pessoal do proprietário; decoração e manequim: Archiforma; mesa amarela, mesa lateral e baús: Estar Móveis; tapete: Casa Fortaleza. Foto: J. Vilhora (divulgação).


 Cores em harmonia


 

O estilo dessa sala de estar, definido pela arquiteta Andréia Carla Médice como “glamour clean”, consegue exalar sofisticação sem ter como base apenas tons neutros: ele ganha vida com o vermelho e as estampas. Planejado para ser um ambiente de relaxamento e bem-estar para um casal de meia idade, sem filhos, o principal pedido era que o local atendesse às regras de Feng Shui. “Criei um projeto que tem como destaque a integração de ambientes, o que proporciona uma sensação de tranquilidade”, conta Andréia. Móveis e decoração unem transparências, cores claras e bases espelhadas, contribuindo para evidenciar o painel mosaico feito de mármore, um ícone à parte nessa charmosa residência.

 
O piso, faixas de porcelanato que misturam o Diamond Black e Gloss Neostone, acompanha a sobreposição de tons já vista na cortina de seda e voile, e nas cores dos sofás – o vermelho de veludo fibra de bambu e o cinza Jacar bordado.


 


A escultura de cubos feitos de espelhos, na entrada na casa, dá um toque de contemporaneidade para o espaço, além de seguir as regras do Feng Shui – que acredita que espelhos podem expulsar energias negativas.
  
Projeto: Andréia Carla Médice; piso: Gyotoku e Recesa; lareira a gás: Casa das Lareiras; granito e mármore da lareira: Marmoraria Garbarino; lustres: Lustres Irie; painel da sala: Blanco Design; móveis: A Especialista; sofás: A especialista; escultura de espelho: Kawarte esculturas; decoração: Archiforma. Foto: J. Vilhora (divulgação).
 
Aconchego europeu

 

Transformar uma sala num ambiente similar ao de uma biblioteca em Praga, capital da República Checa, foi o pedido principal da proprietária – que, quando visitou a cidade, se sentiu em um conto de fadas. A arquiteta Leticia Muzetti, então, apostou numa decoração lúdica e com detalhes pessoais da vida da moradora. “Ela também queria uma casa cheia de referências da sua infância”, explica a profissional. O segredo do bom resultado desse projeto superfeminino está em manter as memórias como parte do décor e transmitir um significado para cada peça, sem poluir o ambiente. O sofá, de pés de madeira, estofado claro e almofadas delicadas foi importante para agregar mais romance à sala. O toque de imaginação e meiguice aparece de maneira sutil, e tocou o coração da saudosista proprietária.

O sofá de plumas de ganso entra em harmonia com as almofadas de estampas variadas e tem como palco a simetria do tapete listrado. A estante – de MDF revestido em laminado melamínico branco mate – tem ao seu redor luminárias que contribuem para luz focada, além de ser o ponto central de circulação da casa. “É o eixo do projeto. Em torno dela, afinal, é que acontece um living e um home”, destaca Leticia.

Projeto: Muzetti Arquitetura e Urbanismo; sofá e almofadas: Ribeiro e Pavani; tapete: Saint Germain; cortina: Sonho de Casa; luminárias na estante: Secrets de Famille; móvel, poltrona e tapete abaixo deles: acervo da proprietária; telefone vermelho e abajur branco ao lado: Maria Jovem; papel de parede florido: Decorações Casarão. Foto: Sidney Doll.

Fonte: Portal Decoração

| Mais

 
Veja também


 
Comentários