busca

envie um email telefones para contato

14:44 - 23/07/10
Rádio é um dos veículos de comunicação de maior abrangência

Rádio é um dos veículos de comunicação de maior abrangência, aponta pesquisa encomendada pelo governo federal
Pesquisa entrevistou moradores de 12 mil domicílios em 539 cidades.

Os dados são de pesquisa da empresa Meta Pesquisa de Opinião, encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). Os números fazem parte da pesquisa que a Secom decidiu fazer para identificar hábitos de informação da população brasileira e, com base nesses dados, orientar as estratégias de comunicação do governo.

A pesquisa foi publicada no site da Secom no dia 8 de junho. Foram ouvidos, em março, moradores de 12 mil domicílios em 539 municípios de todos os estados, entre homens e mulheres com mais de 16 anos de diferentes faixas de renda e escolaridade.

Rádio

De acordo com a pesquisa, o rádio é ouvido por 80,3% da população – 60,9% dos entrevistados afirmaram que ouvem rádio de uma a quatro horas por dia.

A programação musical tem a preferência de 68,9% dos entrevistados, seguida pelo noticiário (19,2%). O futebol é a terceira programação mais ouvida (5,4%), segundo apontou a pesquisa.

As rádios FMs predominam sobre a rádios AM. São ouvidas por 73,5% dos usuários de rádio. As emissoras AMs são preferidas por 30,7% dos entrevistados pela pesquisa.

A seguir, leia a íntegra das considerações finais dos pesquisadores:

"1) A televisão e a rádio se constituem nos meios de comunicação de maior abrangência da população brasileira. A televisão é assistida por 96,6% da população brasileira, enquanto que o rádio é utilizado por 80,3% da população.

2) Os meios de comunicação impressos são consumidos em menor intensidade, em comparação a televisão e a rádio. Revistas são lidas por 34,9% da população, enquanto que 46,1% costumam ler jornais. Apenas 11,4% da população costumam ler jornal diariamente.

3) Foi identificado um público de alta predisposição e intensidade de consumo de meios de comunicação. Esse público é formado por um grupo de indivíduos que costuma ler jornal diariamente, ou se não lê jornal diariamente, costuma ler alguma revista. Costuma ouvir rádio e assistir televisão entre uma e duas horas diárias, priorizando a programação de notícias. É internauta e costuma navegar no mínimo nove horas semanais."

Fonte: G1
 
| Mais

 
Veja também


 
Comentários