busca

envie um email telefones para contato

14:14 - 14/11/12
Preparamos um guia para harmonizar tonalidades sem errar

Você sabia que as cores podem melhorar o astral da casa? Basta aprender a dosar as tonalidades. A seguir, entenda o que cada tonalidade representa e tire exemplos de ambientes decorados para harmonizá-las sem errar:

Branco

 

Essa cor promove suavidade, leveza e dá sensação de amplitude nos espaços. Ela tem como particularidade unir-se de forma harmônica com outras cores e se identifica com os tons rosa, verde, amarelo e azul-claro, que remetem aos tempos de infância, permitindo sentir a leveza, a gentileza e a doçura da vida.

Preto

Ele absorve todas as cores e não reflete nenhuma. É um símbolo da sobriedade, introspecção e sofisticação e cria contrastes que valorizam outras cores, principalmente a sua cor oposta, o branco.


Amarelo

O amarelo traz claridade e luminosidade por ser uma cor que proporciona maior vibração e energia de alegria, estímulo e criatividade. É um tom atraente devido a sua característica vibracional de ondas curtas e da velocidade de sua luz. Por isso, podemos enxergá-la rápido e confortavelmente.

Vermelho


A primeira cor do arco-íris é marcante e luminosa. Aquece, proporcionando coragem e vontade de viver. Captamos o vermelho antes de qualquer outra tonalidade. Dica: As cores quentes estimulam o movimento e a intensidade. Elas remetem à alegria, ao estímulo, à jovialidade e promovem otimismo ou agressividade extremos. Para amenizar a intensidade das emoções e ter equilíbrio, um toque de cor fria pode ser a solução. Aplicadas nos ambientes, dão sensação de aconchego e tendem a reduzir os espaços. Todas são indicadas para home offices e sala de estar, mas deve-se dosar a quantidade, principalmente quando se trata de laranja e vermelho. Usá-las em excesso pode causar mudanças de humor e irritabilidade.

Rosa

 

A mais suave e romântica das cores, rosa é a tonalidade do carinho, da ternura, do afeto, da feminilidade e da delicadeza. Representa o amor incondicional, fortalece as emoções e promove uma atmosfera de equilíbrio. Ela também é usada em quartos de meninas.

Marrom, terracota e ocre  


Essas tonalidades evocam segurança e solidez, pois remetem à própria terra. Moderação, sobriedade e confiança são significados marcantes da gama de marrons. Os tons mais claros remetem à natureza por serem serenos e lembrarem as cores da madeira, associadas à estabilidade e ao conforto.

Roxo

Cor extravagante que nos remete à prosperidade, ela harmoniza os ambientes e estimula a criatividade. Tons lilases podem também criam um ar de intimidade e sensualidade.
 
Dica: Cores frias produzem efeitos relaxantes, calmantes e tranquilizantes. Em locais onde existem pessoas inquietas, tensas, muito agitadas e com dificuldade de relaxar pode-se usar tons verdes e azuis-claros. Porém, em excesso, podem levar a introspecção e tristeza. Sempre é válido levar em consideração o gosto, a característica e a personalidade dos moradores quando falamos de uma residência. Já em um ambiente corporativo, é importante observar qual é a intenção da empresa, e definir qual é a proposta cromática a ser trabalhada. 
 
Verde
  
Esses tons inspiram uma pausa para recuperar a energia, relaxam e renovam os ânimos. O poder restaurador do verde dá o sentido de esperança, purificação e abundância.
 
Azul
 
O azul sempre é lembrado para quartos masculinos e de criança, mas ele também é a cor da alma e sempre pacífico, além disso, produz um efeito tranquilizador e relaxante.

Onde encontrar:
Letícia Muzetti – Tel.: (19) 3258-8999 – www.muzetti.arq.br.
Márcio Cantarelli – Tel.: (11) 3645-1895 – www.marciocantarelli.com.br.
Maria Fernanda Rodrigues – Tel.: (11) 5562-7062 – www.mfarquitetos.com.br.
Neza Cesar – Tel.: (11) 3571-2023 – www.nezacesar.com.
Renata Carmassio – Tel.: (11) 9394-1735.
Tulio Xenofonte – Tel.: (11) 2532-2314 – www.txt.arq.br.
Victoria Kertzer – Tel.: (11) 7891-6472.
 
Fonte: Portal Decoração
| Mais

 
Veja também


 
Comentários