busca

envie um email telefones para contato

09:30 - 18/12/12
Prateleiras e nichos

 

Eles decoram, organizam e ainda facilitam o dia a dia. Nichos e prateleiras são uma verdadeira mão na roda em qualquer ambiente, ainda mais no banheiro, em que é preciso organizar grande número de produtos em pouco espaço. Aproveite os projetos a seguir para se inspirar, escolher o material ideal e apostar nesses complementos que fazem a diferença:
 
Nichos leves
 
Para o banheiro do casal, a arquiteta Cláudia Schneider seguiu dois objetivos principais: ter funcionalidade e utilizar cores claras. Para deixar a área de lavatórios livre, nichos de vidro de 8 mm de espessura, medindo 30 x 30 cm e 10 cm de profundidade, foram colocados na parede, utilizando um fundo de espelho para esconder a cola especial. A escolha desse complemento foi da arquiteta, como uma saída para organizar perfumes e acessórios sem ocupar mais espaço. O material transparente é neutro, não interferindo nas cores dos componentes do espaço e ainda trazendo leveza.
 
 
O gabinete de 1,80 m feito de MDF guarda os objetos pessoais que não ficam à mostra nos nichos, deixando o visual limpo. O puxador cromado de alça e faixas de 2 mm de imbuia destacam as linhas retas.
 
 
Dentro da área do box foi feito um nicho para abrigar xampus. Envolto por pastilhas de vidros azuis, de 10 x 10 cm, que se contrastam com seu fundo de cerâmica branca.
 
 
Integrado ao box
 
A arquiteta Therry Choulov encontrou a solução perfeita para aproveitar o canto do banheiro, que terminava em um ângulo de 45º: uma estante para livros e revistas, já que os moradores apreciam ler nesse ambiente. Junto ao box irregular, a estrutura ficou com 60 cm de largura e 45 cm de profundidade na parte mais funda. 
 
 
“A ideia era agregar um canto morto sem utilidade, formando uma estante de vidro”, explica Therry. O material escolhido foi um vidro temperado de 20 mm que confere leveza ao banheiro, já que a transparência combina com todo o espaço. O móvel não atrapalha a utilização do box, e a área total do banho ganhou forma de retângulo, medindo 0,72 m².
 
Dica: Além de revistas e livros, a estante também pode guardar toalhas de rosto e banho e objetos decorativos.
 
 
 
Solução inteligente
 
Durante a fase de projeto do banheiro, o cliente solicitou ao arquiteto Arthur Hamer um espaço para guardar revistas e livros. Para atender ao pedido, o profissional adaptou algumas prateleiras no armário de laminado melamínico branco texturizado e frente de vidro leitoso, que serve de apoio para o banheiro, abrigando cosméticos e produtos de higiene. “Esta foi uma maneira de criar um revisteiro discreto e organizado,” conta Arthur.
 
 
O móvel tem 2,05 m de altura e 40 cm de largura e profundidade, e foi recortado na parte lateral inferior, formando o complemento desejado pelo proprietário. Os materiais acompanham a neutralidade do branco predominante em todo o projeto, que é quebrado apenas com os tons escuros do porcelanato do piso em tom de cimento e da bancada na cor fendi.
 
Dica: O revestimento cerâmico da parede traz sensação de limpeza e frescor, e ainda combina com a marcenaria em destaque.
 
 
 
Transparência benvinda
 
O banheiro do casal recém-casado mede 2,85 m², e precisava de um projeto moderno e que aproveitasse ao máximo o espaço reduzido. As prateleiras de vidro temperado medindo 10 mm de espessura entram em cena para estender um pouco o tamanho da bancada, criando uma perfumaria vertical, organizando os pertences de ambos. 
 
 
As peças foram fixadas com suportes fenda cromados, e o alinhamento horizontal acompanha as linhas dos espelhos, tornando o ambiente ainda mais leve. A arquiteta Adriana Lima também utilizou pastilhas de resina na cor caramelo nas paredes e mármore branco Paraná no piso e na bancada. Esses elementos se unem às linhas retas e a uma composição de espelhos, formando um recurso usado para aumentar a sensação de amplitude.
 
O vidro é um material prático e resistente, bastante durável em ambientes com umidade como os banheiros. A praticidade ganha um aliado com os gabinetes brancos com rodízios, abaixo da bancada de mármore branco Paraná, que conta com um porta-toalhas embutido. Essa é uma solução para facilitar a utilização no dia a dia e esconder o sifão
 
 
Onde encontrar: 
Adriana Lima – Tel.: (44) 3226-2608 – www.adrianalima.com.br.
Arthur Hamer Arquitetura e Interiores – Tel.: (11) 3864-5225.
Casa Nova – Tel.: (44) 3921-4400 – www.casanova.com.br.
Cláudia Schneider – Tel.: (11) 2672-3947 – www.claudiaarquiteta.com.br.
Colormix – Tel.: (11) 3049-1947 – www.colormix.com.br.
Coviserv – Tel.: (11) 3858-5000 – www.coviserv.com.br.
Deca – Tel.: (11) 3088-2744 – www.deca.com.br.
Eletro Maringá – Tel.: (44) 3220-6700 – www.eletromaringa.com.br.
Eliane – www.eliane.com.
Graningá Marmoraria – Tel.: (44) 3262-1327 – www.graninga.com.br.
Gyotoku – Tel.: (11) 4746-5179 – www.gyotoku.com.br.
Meber – Tel.: (54) 3455-3333 – www.meber.com.br.
Perflex – Tel.: (11) 4674-7300 – www.perflex.com.br.
Portobelloshop – Tel.: (11) 3083-6188 – www.portobello.com.br/portobelloshop.
Recesa Tatuapé Revestimentos – Tel.: (11) 2225-0626 – www.recesa.com.br.
Spazyo Arquitetura da Luz – Tel.: (11) 2092-2767.
Therry Choulov – Tel.: (11) 3825-8055.
Via Vidros – www.viavidro.com.br.
Weber Shop Acabamentos – Tel.: (44) 3028-0612 – www.webershop.com.br. 
| Mais

 
Veja também


 
Comentários