busca

envie um email telefones para contato

09:03 - 17/05/10
PAC e IPI impulsionam vendas de materiais de construção, nota IBGE

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) incentivou as vendas de materiais de construção em março, assim como a redução de Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A ampliação foi de 19,5% na comparação anual. Em fevereiro, a elevação havia sido de 15%. Na abertura de 2010, o avanço correspondeu a 9,5%. 

Assim, isso demonstra a tendência de alta. A aceleração é fruto do aumento do otimismo com a economia, que leva o consumidor a investir mais na casa e realizar reformas. Mas, de acordo com o técnico da Coordenação de Comércio e Serviços do IBGE, Reinaldo Pereira, o PAC é um dos principais responsáveis pelo crescimento do consumo, com a construção de casas populares.

"O programa parece que vem acontecendo de fato, entregando já um número relevante de casas e isso se reflete na nossa pesquisa. A indústria de construção como um todo vem crescendo a partir do segundo semestre de 2009. A confiança do empresário e do consumidor na economia vem fazendo com que a indústria da construção cresça e se reflita no varejo", disse.

Outro ponto de impulso das vendas de materiais foi a redução do IPI, cujo prazo de duração foi prorrogado pelo governo até dezembro deste ano. A redução ajudou o índice a voltar a subir, após registrar queda desde novembro de 2008 até outubro do ano passado, devido à crise financeira internacional. No entanto, Pereira ressaltou que, apesar do avanço registrado desde o fim do ano passado, as perdas com a crise ainda não foram totalmente recuperadas. 

Fonte: valor online

| Mais

 
Veja também


 
Comentários