busca

envie um email telefones para contato

10:03 - 03/05/10
Mercado eleva previsão de PIB, inflação e juros

O mercado elevou suas previsões para a economia, taxa de juros e para os índices de inflação neste ano, segundo o boletim Focus, elaborado pelo Banco Central a partir de consultas a analistas e economistas. Para o PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas por um país), a expectativa agora é de um crescimento de 6,06%, enquanto a taxa de juros, a Selic, deve continuar em alta, fechando 2010 a 11,75%. O documento foi divulgado nesta segunda-feira (3).

Em relação à inflação para este ano, o mercado elevou pela 15ª semana consecutiva a previsão para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que controla a meta de inflação do Banco Central, a expectativa apresentada hoje é de 5,42% - pouco alterado em relação à anterior, 5,41%.
 
Na edição anterior do relatório a previsão dos analistas era de uma expansão de 6% - primeira vez em que a projeção para este ano atingiu esse patamar. O governo trabalha com uma expectativa de crescimento de 5%. Para 2011 a previsão é a mesma do documento anterior, expansão de 4,5%.
 
A meta do governo tanto para este como para o próximo ano é que a inflação se mantenha em 4,5% com uma margem de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
 
Para o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), que é usado na correção de contratos de aluguel, a previsão é de 8,28%, contra 8,03% na estimativa anterior. Para o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a previsão é de 5,53%, contra 5,50% da última semana.
 
Fonte: R7
| Mais

 
Veja também


 
Comentários