busca

envie um email telefones para contato

11:21 - 12/11/12
Escritórios residenciais podem conciliar trabalho e conforto

Escritórios devem ser práticos, funcionais e proporcionar prazer de trabalhar ou simplesmente estar ali

Seja para estudar ou para realizar trabalhos profissionais, o fato é que o escritório é hoje um ambiente importante em muitas residências. Clássicos, modernos, despojados: tem modelo para todos os estilos, gostos e bolsos.
 
Segundo a arquiteta Cláudia Meyer, os escritórios devem ser práticos, funcionais e proporcionar prazer de trabalhar ou simplesmente estar. “A funcionalidade é primordial. Os espaços precisam sempre ser pensados com muita atenção, a começar pela função que cada usuário exerce. Pode ser particular ou para uso com mais pessoas”, destaca a arquiteta.
 
Foi-se o tempo em que havia a necessidade de patrões sempre por perto e, até mesmo, funcionários necessariamente presentes nas empresas para trabalhar. Atualmente é cada vez mais comum pessoas que procuram fugir do estresse causado em locais de trabalho e realizam suas atividades em escritórios sem sair de casa. Longe de tantas cobranças e telefonemas, é possível encontrar mais tranquilidade e concentração, o que permite, muitas vezes, a customização da produção.
 
É preciso que seja projetado em um lugar estratégico da casa, conforme a utilização do espaço “Se for somente de uso pessoal pode ser na área íntima. Caso receba alguém, eventualmente, é melhor que seja na área social e de preferência com saída externa, quando possível”, conta a arquiteta.
 
De acordo com Cláudia, esses ambientes devem ser arejados, ter iluminação e ventilação natural. Os elementos para a composição do escritório também são importantes. “Uma boa mesa para pelo menos duas pessoas é fundamental e equipamentos silenciosos são uma boa saída quando não dá para ter circulação de ar e luz apropriada”, afirma. Quem utiliza o home office precisa criar um lugar agradável, porém isso muitas vezes se torna uma tarefa bem complicada, pois geralmente gera certa desorganização e é necessário ter bastante paciência.
 
Há variadas formas de decorar: pode-se escolher uma decoração mais clássica ou uma mais descontraída, conforme o estilo e/ou uso que lhe será dado. “No caso de um escritório tradicional, por exemplo, ele deve ter mesa/bancada, gaveteiros e armários para que tudo fique guardado, protegido e organizado. Não gosto muito de prateleiras e prefiro armários fechados”, ressalta a especialista.
 
Divisão
 
Em caso de o escritório precisar ser dividido com outro ambiente da casa, é necessário que o lugar seja tranquilo e permita o mínimo de privacidade, de forma que ambos possam ser conciliados.
 
Ao instalar um escritório o ideal é consultar um especialista no assunto. Porém, Cláudia enumera algumas dicas que podem ajudar. “Pensar em espaços livres e com poucas divisórias pode ser um caminho. Outro ponto é listar tudo que necessita em termos de equipamentos (computador, impressora, scaner, telefone,...) para realizar seu trabalho”, lembra.
 
Fonte: Redimob
 
| Mais

 
Veja também


 
Comentários