busca

envie um email telefones para contato

12:24 - 04/05/10
Economia deve crescer mais de 5% este ano, diz Lula em coluna

O presidente Luiz Incio Lula da Silva disse nesta terça-feira (4), em sua coluna semanal aos jornais, que a economia brasileira dever crescer mais de 5% este ano. O presidente afirmou que entre 2003 e 2009, o país teve um crescimento médio anual de 3,6%, índice que teria superado o registrado em anos anteriores. "Aliás, muitos economistas estão prevendo 6% ou mais (de crescimento)", disse.

Lula relacionou o crescimento da economia com números referentes ao mercado de trabalho. De acordo com o petista, 12,4 milhões de novos empregos com carteira assinada já foram criados desde 2003. A meta do governo atingir os 14 milhões até o final do ano.

"Graças, entre outras iniciativas, aos programas sociais e aos aumentos reais do salário mínimo, 24,1 milhões de pessoas saíram da situção de pobreza", afirmou Lula.

Diante do crescimento, uma das prioridades do Brasil, segundo o presidente, é reforçar o processo de integração regional, no qual o papel do Mercosul ganha destaque especial. Lula lembrou que os países do bloco já negociam em conjunto com outras partes, inclusive com a União Europeia.

"Não nos faltam, portanto, iniciativas com o objetivo de nos unir política e economicamente, de forma a nos tornar mais fortes, pois temos de interagir com poderosos agrupamentos regionais", disse.

Polícias
No mesmo espaço, o petista ainda falou sobre a disparidade salarial entre as policias Civil e Militar. De acordo com o presidente, os perfis diferenciados de cada uma das categorias sustentam a manutenção de dois tipos de policias.

"Na maior parte das democracias do mundo, há dois tipos de policia. Em geral, uma delas tem perfil militar, enquanto outra é responsável pelas investigações. Os papéis de uma e de outra são complementares" , explicou o presidente.

A fim de aprimorar o trabalho das categorias, Lula afirmou que estão sendo desenvolvidos programas de educação policial, envolvendo 80 cursos de pós-graduação pública. Redes de educação à distância também estão sendo realizadas, reunindo cerca de 200 mil policiais a cada quatro meses para os cursos de qualificação.

Fonte: G1

http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/05/economia-deve-crescer-mais-de-5-este-ano-diz-lula-em-coluna.html

| Mais

 
Veja também


 
Comentários