busca

envie um email telefones para contato

11:20 - 19/12/12
Bonsai – manutenção e saúde

 

 
Um bonsai não é apenas uma árvore num vaso raso.
Para ser bonsai a planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os ramos, além das marcas do tempo e estrutura geral das suas congéneres “livres”.
Um bonsai é, essencialmente  uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados. E esta obra de arte necessita de alguns cuidados para se manter de boa saúde.
 
Manutenção
Para manter os bonsais não só saudáveis mas também, e cada vez mais, bonitos, é preciso proceder a operações regulares de manutenção.
A poda serve para dar forma à árvore, eliminando os ramos que saem da silhueta do bonsai ou ainda que estão defeituosos, secos ou são desnecessários. Se a ferida da poda for muito grande, deverá utilizar uma pasta de cicatrização. (em alternativa pode utilizar clara de ovo)
A rega deve ser regular e adequada e deve inspeccionar-se regularmente o bonsai, verificando o estado geral do tronco e das folhas.
É frequente o bonsai ser atacado por pulgões ou cochinilhas. Estas são facilmente eliminadas com o tratamento adequado. No entanto, tenha sempre em atenção que esta árvore está a ser criada num ambiente contido e que, os seus recursos são também reduzidos.
Quando se trata de um bonsai as intervenções necessárias devem ser efectuadas rapidamente para evitar que a planta comece a ficar debilitada.
 
Adubação
A quantidade de terra do vaso dos bonsai sendo reduzida, é normal que a árvore consuma todos os nutrientes disponíveis rapidamente, pelo que têm que ser repostos.
O alimento deve ser fornecido sobretudo na época de maior crescimento e, é preferível adubar com maior frequência e em menores quantidades do que dar ao bonsai demasiado alimento de uma vez só.
Dadas as características especiais destas árvores, é necessário escolher o adubo criteriosamente e seguir escrupulosamente as indicações do fabricante.
 
Lembrete
Os tratamentos devem fazer-se ao fim da tarde, quando a temperatura for mais amena e a árvore estiver à sombra.
Para retirar pulgões pode aplicar um forte esguicho de água nas folhas e ramos, segurando o bonsai pelo tronco.
Uma colher de detergente diluída num litro de água e aplicações regulares e espaçadas pode ser um bom repelente de insectos.
Aquando do transplante deve proceder à poda das raízes e substituição do solo.
 
Fonte: portaldojardim.com
| Mais

 
Veja também


 
Comentários