busca

envie um email telefones para contato

11:43 - 12/11/12
A inspiração de parede colorida

A inspiração vem dos painéis que coloriram os prédios modernistas criados nas décadas de 1950 a 1970 pelo artista plástico carioca Athos Bulcão. A seguir, quatro projetos que usam azulejos com desenhos incríveis nas paredes.

 
Cores do sol nordestino
Um jovem casal trocou sua terra natal, Recife, capital de Pernambuco, pela metrópole paulistana por causa de uma proposta de trabalho. No apartamento de 87 m² que escolheu para morar, nos Jardins, a maioria das paredes era de concreto aparente. Para quebrar a frieza do material, a arquiteta Andréa Miranda cobriu a área de 2,40 x 2,50 m entre as portas de entrada social e de serviço com azulejos coloridos. “Eu quis colocar na sala os tons que remetem ao Nordeste”, diz a arquiteta. As peças de 15 x 15 cm, modelo Artifícios Geométricos # 8, têm o mesmo desenho com cores diferentes e são colocadas de forma aleatória. Criação do artista mineiro Alexandre Mancini, o painel de 6 m² custou R$ 4.200. Sofá, pufe e mesa lateral de Fernando Jaeger. Almofadas-estrela da Futon & Home, e quadrada da Tok & Stok. Vaso da Benedixt. Luminária e velas da Kare.
 
 
Grafismo com efeito óptico
Para o apartamento de 67 m², em São Paulo, o morador Renato Cymbalista pediu uma cozinha prática, concentrada em uma parede e totalmente integrada à sala. O arquiteto Gustavo Calazans sugeriu revesti-la de azulejos, modelo Trip Preto e Branco, da Pavão Revestimentos, com grafismo que tem efeito óptico. “A cor neutra facilita a escolha dos elementos coloridos da decoração e não cansa”, diz Gustavo. As peças cobrem a área de 3,95 m de largura atrás da geladeira e a faixa entre a bancada de granito preto São Gabriel, da Pedras Morumbi, e o armário suspenso de cumaru, da Móveis Araújo. Embaixo, a iluminação em sanca da madeira destaca os azulejos, 15 x 15 cm, que custam R$ 450 o m². Mesas da Thonart. Bowl da Depósito Kariri. Cadeiras de Aristeu Pires, à venda na Carbono. Piso de placa cimentícia da Concresteel.
 
Fonte: Casa e Jardim
| Mais

 
Veja também


 
Comentários